O presente blog tem por finalidade expor atividades realizadas em sala de aula...

O que você procura em um blog?

Postagens populares

Visitantes

Drogas seminário de Química
DROGAS UMA VIAGEM SEM VOLTA

INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda o tema das Drogas. Droga é assunto palpitante e atraente nas ruas, nos colégio, clubes e reuniões sociais e também pelas altas autoridades responsáveis pelo bem estar e segurança da nação brasileira.
Não resta duvida que o problema das drogas tem-se agravado da década de 1920 para cá, de forma a ser considerado como o Mal do Século.
Atualmente estamos vivendo a era do Crack (nóia), com grande explosão do uso no Brasil, a apreensão referente a autoras substância, foram perdendo espaço em temo de divulgação na mídia, entretanto todas essas substancias fatais são consumidas de forma arrasadora em todo território nacional. 
Hoje estamos vendo na mídia o surgimento de uma nova substancia advinda do Crack é o OXI, o refugio da droga, mais barata, letal e que os consumidores podendo levar á morte mais rápido que o Crack.




Drogas
O que são Drogas?
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas ações (deixa você mais grosseiro, mais relaxado, doente, completamente maluco, etc.
Drogas Naturais
As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha).
Drogas Sintéticas
As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais.
O termo droga presta-se a várias interpretações, mas o comum é a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.
Droga ilícita
Droga ilícita é toda e qualquer substância química proibida por lei de serem produzida, comercializada, e consumidas.
Exemplo drogas ilícita: maconha, cocaina, crack, ecstasy, inalantes,  chá de cogumelo, anfetamina, e outros. Por serem poribida entram no país de forma ilegais por meio do trafico que promove a comercialização negra, sem autorização das autoridades. 
Drogas lícitas
Drogas lícitas (ou legais) são drogas que tem a sua produção e seu uso permitido por lei, sendo liberadas para comercialização.
Observa-se aqui que o fato de serem liberadas não significa que não tenham algum tipo de controle governamental bem como não provoquem algum prejuízo à saúde mental, física e social. Isto dependerá de múltiplos fatores tais como quantidade, qualidade e freqüência de uso.

As drogas lícitas mais consumidas pela população em geral, são as seguintes: álcool, cigarro, benzodiazepínico (remédios utilizados para reduzir a ansiedade ou induzir o sono); xaropes (remédios para controlar a tosse e que podem ter substâncias como a codeína, um derivado do ópio); descongestionantes nasais (remédios usados para desobstruir o nariz) os anorexígenos (medicamentos utilizados para reduzir o apetite e controlar o peso) e os anabolizantes (hormônios usados para aumentar a massa muscular.
Depressoras - Substanciam que diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos mais lentos
Estimulantes - Aumentam a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais rápidos.
Perturbadora - São substancias que fazem o cérebro funcionar, mas de uma maneira estranha (a pessoa faz loucuras de dia, tarde e noite).

Há vários tipos de efeitos uns ruins e outros bem piores, então se previna delas, fique bem longe de estranhos.



Amy Winehouse depois, e antes das drogas.

Um exemplo é a cantora Amy Winehouse. As drogas causam emagrecimento, dependência química (vício), agressividade, transtornos alimentares, familiares, e na vida social.

DROGAS ILEGAIS
OXI – a nova ONDA
Oxidado, crack oxidado ou oxi é um tipo de droga derivada da cocaína de uso altamente viciante. Trata-se de uma mistura de base livre de cocaína oxidada, cerca de 80% da composição da droga, e combustível, entre eles, os de uso principal, o querosene, gasolina e diesel com cal ou permanganato de potássio. O nome é uma abreviação para crack oxidado. Sua potência é avaliada em cinco vezes maior que a do crack. No entanto, a droga não possui uma composição característica, pois é fabricada de acordo com receitas caseiras.
Surgiu no Brasil quando entrou pelo Acre, vinda da Bolívia e Peru, na década de 1980. Na zona sul de São Paulo foi apreendido o primeiro tijolo da droga.
A droga é fumada assim como o crack. Utiliza-se cachimbo ou lata de alumínio perfurada que queima as pedras. Em alguns casos é utilizado triturado, incluído com cigarros de tabaco ou maconha, ou ainda, em pó, onde é sugado pelo nariz.
CÂNABIS popularmente MACONHA – a droga mais POPULAR.
Feita das folhas e flores da planta, a substancia química ativa é o THC (tetraidrocanabinol) Δ9-THC, Δ9-tetraidrocanabinol (delta-9-tetraidrocanabinol). Outros principais subprodutos são o haxixe, feito da resina e apresentando em blocos duros, e o óleo de haxixe (concentrado de flores, folhas e resina da maconha). A maconha deixa o usuário fascinado por coisas, sons e gostos triviais. Quando fumado entra rapidamente na corrente sanguínea, indo para o cérebro e pode durar até cinco horas. Quando ingerido é absorvido devagar e seu efeito pode levar até uma hora para começar e ficar por até 12 horas.

COCAÍNA – a droga da EUFORIA
Informação química cocaína
C17H21NO4 
303,353 g/mol
            Feita com folhas de coca. A forma mais comum é o pó branco, e o Crack, um tipo de “freebase” em forma de pequenas pedras. Em poucas quantidades (até um grama) o efeito pode durar de minuto a poucas horas. A cocaína faz sentir-se bem e confiante, excitando ou preocupado, expor-se a mais riscos, sentir bem menos fome, fica alerta e com mais energia, sentir desejo sexual, ate mesmo AVC, entre outras sensações.
Geralmente a overdose é quando se absorve uma dose próxima ou superior a letal, que é variável, mais não é pequena. Quando fumado os efeitos do crack são sentidos mais rapidamente, com dependência em um curto período e com efeitos exacerbados. O uso dessa droga leva a dependência em poucos tempos, daqueles que a usa com freqüência.
A produção da droga é realizada através de extração, utilizando como solventes álcalis, ácido sulfúrico, querosene e outros
Cocaína é um alcalóide de fórmula química C17H21NO4, extraído das folhas da coca.


ECSTASY – a droga da BALADA
Informação química
C11H15NO2 
193,25 g/mol
CC(NC)CC1=CC=C(OCO2)C2=C1
            Metileno-dioxi-metanfetamina (MDMA), ou ecstasy, tipo de anfetamina, que pode produzir efeitos parecidos aos provocados pelos alucinógenos. Os comprimidos de MDMA podem conter também efedrina, ketamina (anestésico de uso veterinário) cafeína e cocaína.
            Os efeitos podem começar até uma hora e durar até seis horas, podendo continuar por 32 horas. E pode ocorrer overdose com apenas um comprimido. Levando o usuário a ter paranóia, náuseas, ansiosa, ranger os dentes e a depender da quantidade as alucinações vão aumentando.
ALUCINÓGENOS – a droga das VIAGENS
As drogas alucinógenas têm:
Ocorrem naturalmente em arvores, videiras, folhas e fungos (cogumelos);
Outras são feitas em laboratórios: LSD (poderoso alucinógeno, que pode produzir mudanças na percepção, humor e pensamento, é necessário apenas uma pequena quantidade para causar alucinações visuais e distorções.
Em grandes doses, tem efeito alucinógeno a Maconha e o Ecstasy.
INALANTES – a droga das PRATELEIRAS
 São diversos produtos que quando vaporizado e inalado deixam a pessoas intoxicadas ou “dão barato”. São conhecidos em sua maioria como “solventes voláteis”. São Aerossol e gases combustíveis, cola e outras formas de solventes.
No Brasil os mais usados são: LANÇA-PERFUME, COLA DE SAPATEIRO, CHEIRINHO-DE-LOLO, ACETONA, ESMALTE DE UNHA, TINER, BENZINA, E GASOLINHA, Clorofórmio e éter são bastante utilizados.
São usados dentro de sacos ou garrafa de plásticos, ou borrifados em tecidos e aspirados. Tem efeito em longo prazo, usado regulamente deixa o corpo acostumado a funcionar com a presença da substancia, precisando dela para se sentir normal.
Em química, a acetona (também conhecida como dimetilcetona, 2-propanona, propan-2-ona ou simplesmente propanona) com fórmula química CH3(CO)CH3, é um composto orgânico sintético que também ocorre naturalmente no meio ambiente. É um líquido incolor de odor e sabor fáceis de distinguir. Evapora facilmente, é inflamável e solúvel em água.

Obtenção

Existem vários métodos de obter a acetona.
Uma das formas de se obter a acetona é pela oxidação do álcool secundário 2-propanol (isopropanol), utilizando uma mistura de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou ácido sulfúrico concentrado (H2SO4) a quente.
Outro método consiste no aquecimento a 300 °C do acetato de cálcio:
Ca(C2H3O2)2 → C3H6O + CaCO3
 acetona, remoção de esmaltes




ANFETAMINAS – a droga das FARMÁCIAS
  Informação química anfetaminas
C9H13N 
135.2084
 Drogas sintéticas produzidas pelas indústrias farmacêuticas e laboratórios ilegais. No Brasil a maioria é vendida ilegalmente em farmácias, como comprimidos ou capsulas.



Anfetaminas ilegais:
Dados químicos metilaminorex  
C 10 H 12 N 2 O C 10 H 12 N 2 O  
176.21 176,21
 4-metilaminorex
 Ice ou crystal (metanfetaminas, são mais baratas que a cocaína e seu efeito é dez vezes mais duradores e podem ser fumados, cheirado, ingerido e inseridas pelo anus ou injetadas) ou em pô, lembrando cristais granulados e em forma de pedra.
 Anfetaminas legais:
 Pemolide, mazindol, Femproporex, etc.
OPIÁCEOS – a droga que ALIVIA A DOR
Drogas sintetizadas a partir do ópio, que é derivado da planta da papoula, são poderosos analgésicos chamados narcóticos ou opioides, como o ópio, a morfina e a codeína.

BOA-NOITE, CINDERELA

Chama-se "Boa-noite, Cinderela" um conjunto de drogas, especificamente:

Propriedades
C4H8O3
104.09 g mol-1
-17 °C [1]
178–180 °C (decompõe-se)
Também são conhecidas como "rape drugs" (em português: "drogas do estupro"). Em comum essas drogas apresentam um efeito depressor sobre o sistema nervoso central, principalmente quando combinadas com o álcool, que tem efeito similar.
O nome tem origem no uso dessas drogas para dopar vítimas em potencial de assalto ou abuso. Algumas vezes há lacunas de memória dos eventos no período de intoxicação. O efeito pode durar até três dias e trazer inclusive risco de morte por desidratação ou intoxicação.
O crime praticado com a utilização de tais drogas caracteriza-se como sequestro, crime hediondo, com o agravante de expor a vítima ao risco de morte e incapacitação permanente por coma prolongado e distúrbios psicológicos pós traumáticos.
Face à natureza dos maus-tratos ou da agressão de detenção e grave sofrimento físico ou moral do seqüestro a pena é reclusão do criminoso por dois a oito anos acrescida das penalidades de estupro que são de 6 a 10 anos de reclusão, aumentando para 8-12 anos se há lesão corporal da vítima ou se a vítima possui entre 14 a 18 anos de idade, e para 12 a 30 anos, se a conduta resulta em morte. Em alguns países os praticantes de crimes sexuais são devidamente identificados em bancos de DNA e outras características biológicas, obrigados a freqüentar sessões de tratamento psicológico/ psiquiátrico sendo também obrigatório informar as autoridades policiais da comunidade onde reside a sua liberdade após cumprimento da pena.
Obs.: "Boa-Noite, Cinderela" era um quadro do programa de TV de domingo do Sílvio Santos, nos anos 70. Também conhecida com "Boa-Noite, Bela Adormecida"

DROGAS LEGAIS- liberadas para uso.
Álcool
Segundo OMS cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo  consumam bebidas alcoólicas.
É a substância psicoativa mais antiga da humanidade. Consumo excessivo traz aplicações no sistema digestivo, podendo resultar em câncer na boca, faringe, laringe e esôfago, atrofia do cérebro, demência, icterícia, teleangioma (ruptura dos vasos sanguíneos da superfície), eritema palmar, varizes abdominais, fluído abdominal, atrofia testicular, pancreatite, edema de tornolzelos, tendência a sangramento fácil, tremor, aumento do braço, cirrose, vasos sanguíneos dilatados, coração aumentado e enfraquecido, etc. Afeta a capacidade intelectual, memória e destrói a vida social e afetiva do dependente.

 Exemplos
  • O etanol ou álcool etílico é o tipo de álcool mais comum. Está contido nas bebidas alcoólicas, é usado para limpeza doméstica e também é combustível para automóveis. A fórmula do álcool etílico é CH3CH2OH.
  • O metanol ou álcool metílico é um álcool que não deve ser ingerido, pois é extremamente tóxico para o fígado. A fórmula do metanol é CH3OH.
  • Os dois exemplos acima são casos particulares de álcoois do tipo R-OH, em que R- é um radical alquila.
  • No fenol, de fórmula química é C6H6O, a hidroxila está ligada a um anel benzênico. Na maioria dos textos, este composto não é considerado um álcool.
  • Álcool anidro é um álcool com até 1% de água (já que é difícil a obtenção de álcool totalmente puro), e pode ser adicionado à gasolina para aumento da octanagem, atuando como antidetonante, para que a gasolina possa ser comprimida no pistão do motor carburante ao máximo e não entre em combustão antes de acionada a vela do motor.
  • O álcool bornílico é obtido ligado com o hidroterpendio que corresponde a cânfora.
  • O álcool desnaturado é uma composição com o metileno.
  • O álcool natural é obtido pela fermentação e destilação de produtos agrícolas e naturais.
  • O álcool é uma droga depressora do Sistema Nervoso Central.

Classificação

Álcoois primários

Os álcoois primários têm o grupo hidroxila ou Oxidrila ligado a um carbono primário; um exemplo é o etanol. A fórmula geral dos álcoois primários é:
(Na figura, R representa um radical hidrocarboneto qualquer)

Álcoois secundários

Os álcoois secundários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono secundário; por exemplo: propano-2-ol. Sendo assim, a fórmula geral é:
(Na figura, R representa um radical hidrocarboneto qualquer)

 Álcoois terciários

Os álcoois terciários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono terciário; por exemplo: 2-metil-2-propanol (trimetilcarbinol). A fórmula geral é:
(Na figura, R representa um radical hidrocarboneto qualquer)
 Tabaco, cigarro
Segundo OMS existe cerca de 1,3 bilhões de fumantes no mundo.
Aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas já foram encontradas no cigarro (nicotina, alcatrão, amônia, monóxido de carbono, agrotóxicos, substâncias radioativas e muitas outras).
Substâncias da Fumaça do Cigarro
Nicotina - considerada droga pela OMS. Sua atuação no sistema nervoso central é como a da cocaína, com uma diferença: chega entre 2 e 4 segundos mais rápido ao cérebro que a própria cocaína.
Nicotina é o nome de uma substância alcalóide básica, líquida e de cor amarela, que constitui o princípio ativo do tabaco. Seu nome se deve ao diplomata francês Jean Nicot que foi o difusor do tabaco na Europa. Provoca cancro nos pulmões devido à metilização que ocorre no DNA (liga um radical metila, CH3). A pirrolidina (nicotina) sofre reações metabólicas (com NO+), oxidação e abertura do anel transformando-se em 4-(n-metil-n-nitrosamino)-1-(3-piridil)-1-butanona (CETONA) e 4-(n-metil-n-nitrosamino)-4-(3-piridil)-butanal (ALDEÍDO).
Monóxido de Carbono (CO) - tem afinidade com a hemoglobina (HB) contida nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para os tecidos de todos os órgãos do corpo. A ligação do monóxido de carbono com a hemoglobina forma o composto chamado carboxihemoglobina, que dificulta a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças como a arterosclerose.
Alcatrão - composto de mais de 40 substâncias comprovadamente carcinogênicas que incluem o arsênico, níquel, benzopireno e cádmio. Carcinogênicas são substâncias que provocam câncer como resíduo de agrotóxicos nos produtos agrícolas, como o DDT, e até substâncias radioativas, como é o caso do polônio 210.b

MEDICAMENTOS

A Droga psicoativa
Muitas drogas são utilizadas em medicamentos, para o tratamento de diversos problemas de saúde e doenças.
Droga psicoativa ou substância psicotrópica é a substância química que age principalmente no sistema nervoso central, onde altera a função cerebral e temporariamente muda a percepção, o humor, o comportamento e a consciência.
COMO AS DROGAS CIRCULAM NO CORPO
As drogas circulam de maneira previsível pelo corpo e ganham maior velocidade e alcance a partir do momento em que entram na corrente sanguínea.

O sangue circula dos tecidos para o coração através das veias. Do coração, ele parte para os pulmões para adquirir oxigênio e liberar o dióxido de carbono. O sangue volta, então, para o coração através das artérias, carregando consigo a droga.

As drogas podem der administradas oralmente, aspiradas pelo nariz ou inaladas até os pulmões. Podem também ser injetado através da pele, de uma camada de gordura, músculo ou dentro de uma veia (via intravenosa). A injeção intravenosa é a via que produz os efeitos mais rápidos.
BOCA DA MATA
Em Boca da Mata a droga mais usada é o Crack, muito usado em todas as classes sócias e de maior prevalência entre a classe pobre. Os jovens são hoje os usuários mais freqüente desta droga devastadora. Mas encontra-se também em circulação outras drogas como a maconha, melado (mistura de crack com maconha), lança-perfume.


VOCÊ SABIA?
Estatísticas
, Novos Dados
 
17,2% dos brasileiros fumam; 52,1% deles pensam em parar - Estatística IBGE
O uso na vida de drogas de abuso
 na população brasileira
Maconha
6,9 %
Solventes e inalantes
5,8 %
Orexígenos (estimulantes do apetite)
4,3 %
Benzodiazepínicos (calmantes)
3,3 %
Cocaína,
2,3 %
Xaropes com codeína
2,0 %
Estimulantes (anfetaminas)
1,5 %
Opiáceos (remédios para dor derivados da morfina)
1,4 %
Anticolinérgicos
1,1 %
Alucinógenos
0,6 %
Barbitúricos
0,5 %
Crack
0,4 %
Esteróides (anabolizantes)
0,3 %
Merla (pasta de cocaína)
0,2 %
Heroína
0,1 %
Fonte: Cebrid (Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas- Universidade Federal de São Paulo)- Levantamento Domiciliar 2001


Maceió – AL
 Drogas
Anos dos Levantamentos
1987(%)
1989(%)
1993(%)
1997(%)
2004(%)
Álcool

*
  
*
  
*

*
67,4
Tabaco
24,3
Maconha
5,5
Cocaína
0,6
Solventes
16,0




TOP 5 DROGAS MAIS BIZARRAS


1- Cocô de camelo

Não sei quem teve a idéia brilhante de pegar o cocô de camelo, secar ele no sol e fumar. É uma das drogas mais antigas, sendo relatada em papiros egípcios com mais de 4000 anos de idade. Mas o fato é que devido ao camelo ficar ruminando seu alimento, enviando aquele caldo nojento para cada uma das suas quatro cavidades estomacais, o bolo alimentar do camelo adquire certas propriedades alucinógenas. Grande parte das drogas tradicionais provém da natureza, sendo a maioria quase esmagadora proveniente de plantas. O Cocô do camelo ganha seu lugar de destaque na lista das 5 drogas mais bizarras por vir do produto da decomposição química do alimento no interior de um animal. Felizmente, fumar o cocô do camelo gera um efeito fraco no organismo quando comparado com outras drogas modernas.

2- Chá de fita

O Chá de fita, também chamado chá da morte é feito usando uma panela com água fervendo onde são adicionadas fitas cassete e velhas fitas VHS. O chá de fita gera intoxicação por metais pesados, causando sonolência, tontura e perda da consciência. Estes metais pesados são acumulados no organismo, podendo em alguns casos levar à morte. É o caso do manganês, que causa problemas neurológicos, febre e pneumonia; do mercúrio, que provoca lesão nos rins, temores e paralisia; e do chumbo, que destrói neurônios e causa perda da memória e convulsões, anemia profunda, dores ósseas e abdominais. Em caso de overdose, a dificuldade médica para identificar os agentes causadores da intoxicação pode provocar demora no atendimento o que está associado à morte do paciente.

3- Chá de pilha

No chá de pilha, baterias velhas de celulares, baterias comuns e pilhas recarregáveis ou não são fervidas e muitas vezes cozidas em panelas de pressão até que liberem uma alta quantidade de ácidos e chumbo. Esta água é então misturada com refrigerantes e estimulantes à base de guaraná para melhorar seu sabor e ingerida. Os sintomas são os mesmos da intoxicação do chá de fita.

4- Isqueiro

Acredite ou não, algumas pessoas se drogam respirando o vapor de isqueiros comuns. Na maior parte dos casos trata-se da inalação acentuada de gás propanobutano. A intoxicação por gás propanobutano pode provocar desmaios, convulsões e morte por asfixia. A falta de oxigenação no cérebro causa danos como perda da capacidade motora.

5- Special K

Special K é o nome de uma droga feita em casa e atualmente vendida em boates. O Special K é feito a partir de um anestésico para cavalos à base de Ketamina. O produto é vendido em forma líquida. para ser feita, a droga é derramada em um prato, que é colocado no microondas doméstico em potência alta por vários minutos. Isso provoca a evaporação do meio líquido, concentrando a Ketamina em um prato, que depois é raspado e a droga em forma de pó inalada. Esta droga quando usada com álcool pode levar a morte imediata mesmo em pequenas doses. Ela causa sonolência, taquicardia, confusão, perda da memória e do contato com a realidade e alucinações, pois afeta as funções vitais do cérebro e os sistemas respiratório e cardíaco. Em excesso pode levar a coma profundo. Pode também causar dependência química com uso prolongado. Associada ao álcool, pode levar a parada respiratória


 RECUPERAÇÃO

Se seu filho está usando drogas

- Procure informação e, se possível ajuda especializada mesmo, antes de conversar com o seu filho. Ele sempre terá um argumento para justificar o uso, além de minimizar o problema

- Não permita que seu filho fume maconha dentro de casa, a fim de manter o controle. Essa atitude, além de proibida por lei, não diminui os riscos

- Leve - o para um psicólogo ou psiquiatra especializado. Além de mostrar que ele está prejudicando a própria vida, a terapia pode ajudar nas questões que o levaram a buscar a droga. È importante que o profissional tenha experiência na área

- Lembre - se que, pagando dívidas que seu filho fez com traficantes, você pode estar dando início a um ciclo vicioso. Não deixe de procurar ajuda quando a situação envolver traficantes.

PENSE NISSO!
"Ela se aproxima dos adolescentes tais qual uma mulher disposta a conquistar um homem: mexendo com seus desejos e fantasias. Da paquera ao casamento.


CONCLUSÕES
Concluímos, com este trabalho, que o uso de drogas é cada vez maior e precisamos orientar a sociedade.
Mesmo as pessoas sabendo de todos os males que as drogas causam, por razão de quererem mostram-se diferentes dos outros ou pelo simples motivo de mostrarem que são os melhores, a cada dia aumenta o número de jovens e adultos que entram neste mundo de alucinações, buscando talvez respostas ou prazer em suas vidas.
É preciso mostrar a sociedade o quanto que as drogas são perigosas, e que talvez a entrada pode não ter saída e então perder-se.
Sempre existiram e sempre existirão métodos de aproveitar e curtir a vida sabiamente, não precisando da dependência da mente e sim mente aberta para se viver.                                                                                                                       
Com isto, queremos ressaltar a importância de se ajudar um dependente químico, mostrando que a reabilitação existe de fato e está ao alcance de quem dela precisar.


REFERÊNCIA













Pesquisar este blog

Previsão do Tempo

Reflexão

Todos nós já tivemos, de uma maneira ou de outra, experiências difíceis na vida. Isto faz parte de nossa viagem por esta Terra – e embora muitas vezes pensamos que “as coisas podiam ter acontecido de outra maneira” - o fato é que não podemos mudar nosso passado.

Por outro lado, é uma mentira pensar que tudo que nos acontece tem o seu lado bom; existem coisas que deixam marcas muito difíceis de superar, feridas que sangram muito.

Como, então, nos livrarmos de nossas experiências amargas?

Só existe uma maneira: vivendo o presente. Entendendo que, embora não possamos mudar o passado, podemos mudar a próxima hora, o que acontecerá durante à tarde, as decisões a serem tomadas antes de dormir.

Como diz o velho provérbio hippie: “hoje é o primeiro dia do resto da minha vida”.

Paulo Coelho

Total de visualizações de página